Dambala a sua imagem refletida nas águas oceânicas. O Dangbé é a serpente sagrada que representa o espírito de Vodum Dan na África esse Vodum é conhecido como Dada Termo pelo qual o Vodum Dan é louvado. A coroa de
Dan, é chamada de Coroa de Dada.
Porém paratratá-lo, fazê-lo ou assentá-lo temos que cuidar sempre do casal. Como dizem os antigos cobra não anda sozinha, seu parceiro esta sempre por perto".
Dambala também é conhecida como Daidah (daídar) – A "Cobra–Mãe". Essa
Vodum não pode ser feita em mais de duas pessoas num mesmo país. Os velhos vodunos contam que ela é originária da Palestina. Em uma outra versão, encontramos Daidah.
No Brasil encontramos cerca de 48 Voduns Dans, na África encontramos muito mais que isso.Essa família é muito grande.
Dan é um Vodun muito exigente em seus preceitos, muito orgulhoso e teimoso. Quando tratado corretamente, dá tudo aos seus filhos e a casa de santo, mas se tratado de maneira errada ou sefor esquecido castiga severamente.
Vodum Dan é muito fiel a casa e a mãe/pai de santo que o fez. Os símbolos de Dan são: o arco-íris, a serpente pithon, o traken ou draka, patokwe, o dahun, atakara e o ason (assôm). Seu principal atinsa (atinsá) dentro de uma casa de Santo é denominado Dan-gbi, que é onde o arco-íris se encontra com a terra ("panela lendária dotesouro!").
Dan usa muitos brajás feitos de búzios. As aighy (aigri), são importantíssimas em seusassentamentos e atinsas.Para nós,Vodum Aido Wedo é o verdadeiro deus da vidência, é ele junto com Vodum Fá, quem dá aos bakonos o poder do oráculo, assim como deu a Yewá e a Legba.
Aido Wedo e Dambala são quem sustentam o mundo e quando eles se agitam provocam catástrofes como os terremotos. Eles fazem parte da criação do mundo, pois vieram ajudar Nana Buluku nessa tarefa. Nos arcos-íris da lua e do sol também encontramos Voduns Dan. Ao se iniciar um filho de Dan, preceitos são feitos para que esse Vodum venha sempre em forma humana e nunca em forma de serpente, pois entendemos que na forma humana ele é menos perigoso e entende melhor o homem, podendo assim atender suas necessidades e supri-las. Na forma de serpente torna-se muito perigoso.
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